domingo, 9 de março de 2008

Sociedade Brasileira de Estudos sobre o Cangaço (SBEC)

A Sociedade Brasileira de Estudos sobre o Cangaço surgiu no ano de 1993, idealizada pelos pesquisadores Paulo de Medeiros Gastão, Antônio Kidelmir Dantas e João Bosco Queiroz Fernandes.

Interessados na história da resistência dos mossoroenses ao bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e também na discussão de outros temas relativos ao cangaço, o grupo criou a Associação de Pesquisadores de Assuntos do Nordeste (APAN) que posteriormente viria a se chamar Sociedade Brasileira de Estudos sobre o Cangaço (SBEC).

A entidade também é responsável por pesquisar outras questões relacionadas ao nordeste, tais como o coronelismo, misticismo, política, música, indianismo, religião, artesanato, cinema e literatura popular.

Dentro da programação do Mossoró Cidade Junina, a entidade mantém um Fórum Especial do Cangaço, onde alguns de seus sócios ministram palestras sobre aspectos históricos, sociológicos e antropológicos deste movimento e expõem à população um pouco do trabalho e da forma de atuação da entidade junto às questões culturais de Mossoró.

Hoje com quase quinze anos de existência, a SBEC possui reconhecimento nacional e também no exterior.

Nenhum comentário: