terça-feira, 11 de março de 2008

O Relevo e suas pricipais característias:

O relevo e o solo constituem-se em unidades ambientais de grande importância, não só para os ecossistemas naturais e agrários, mas também para os ecossistemas urbanos, que suporta a cidade,influenciando vários outros fatores como clima.
Mossoró está assentada sobre uma "superfície de relevo plano de altitudes modestas composto por tabuleiros sedimentares de origem cretácia, cortados pelos vales dos rios Assu, Apodi e Umari, que representam largas várzeas com lagoas residuais. Os solos que predominam são de origem sedimentares, com dominação dos cambisolos que se apresentam com fertilidade natural alta. É a combinação da qualidade do solo com o benefício da irrigação que torna possível a produção em grande escala de frutas tropicais.
No processo de urbanização, o solo é compactado, diminuindo a porosidade e a infiltração de águas pluviais, o que faz aumentar o processo de escoamento superficial, a erosão do solo e consequentemente, maximizando o potencial de degradação ambiental.
Na implantação de edificações, várias interferências no solo estão suscetíveis a ocorrer, com implicações tanto no aspecto ambiental como na infra-estrutura da cidade.
Apesar desse fator o solo predominante é suave-ondulado que é favorável à implatação de edificações e da infra-estrutrura urbana, permitindo obras a custos menores que em sítios muito planos ou muito acidentados. Possibilita também o desenvolvimento de um sistema cicloviário de transporte.

Nenhum comentário: