terça-feira, 11 de março de 2008

A Hidrografia da região mossoroense:
Foto: Reprodução
A Cidade de Mossoró situa-se na bacia do Rio Apodi-Mossoró, que é a mais extensa do Rio Grande do Norte, ocupando aproximadamente 18.100 km², o que corresponde a 28,5% da superfície do Estado.
As nascentes do rio situam-se no sudoeste do Rio Grande do Norte e o seu curso possui 210 km de extensão, com foz no Oceano Atlântico. A vazão da bacia é de cerca de 360 milhões m³/ano. O escoamento é iniciado no mês de março, quando atinge 74 milhões m³, chegando a 140 milhões m³ em abril, diminuindo drasticamente nos meses seguintes até tornar-se nulo de novembro a fevereiro.
O Rio Apodi-Mossoró é, portanto, de regime temporário em seus alto e médio cursos, apresentando-se perene, graças à construção de pequenas represas, a partir da cidade de Governador Dix-Sept Rosado. Por cerca de 25-30 km a partir de sua foz, chegando às cercanias de Mossoró, sofre a influência das marés.
O rio corta a Cidade no sentido sudoeste-nordeste, apresentando-se sinuoso nessa região e com várias lagoas nas proximidades de suas margens. Sua várzea apresenta larguras apreciáveis, da ordem de 500 a 1000 m, estreitando-se junto ao Centro, onde existem três pontes que fazem a ligação entre a parte mais antiga da Cidade, na margem esquerda do rio, e o Bairro Alto de São Manuel, que desenvolveu-se mais recentemente na margem direita do rio.



Nenhum comentário: